Páginas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

TERMÔMETRO: ELAINE DE JESUS - ESCOLHIDOS



Depois do fiasco que foi o CD Celestial, Elaine de Jesus resolveu voltar as suas raízes e lançar o seu novo book de fotos CD. Na capa a temos esbanjando beleza e o seu belo cabelo mais oxigenado do que nunca, apesar da foto ser linda não vejo nenhuma conexão dela com o título do álbum, pois a única escolhida que estou vendo na foto é ela. A produção das 15 músicas é assinada por Adelso Freire e Rony Barbosa, dois produtores que são novidades até então no meio pentecostal.

 Que Ele Cresça é a número um do CD e também foi a música escolhida para ser o single deste projeto e foi uma ótima escolha. Porque essa modinha de promover músicas que falam sobre exaltação pessoal já deu o que tinha de dá desde a época do Sabor de Mel da nossa querida abelha rainha Damares. Agora é a hora de exaltar a Jesus. A letra é baseada no versículo 30 do capítulo 3 do evangelho segundo João: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua”. A composição é do Harry Potter dos crentes Anderson freire.

Provocando Milagres estava numa disputa acirrada com a canção anterior para ser o single do álbum, porém Que Ele Cresça venceu por ser muito mais radiofônica. A letra deixa clara que a adoração é a ponte para alcançar o milagre. A canção é assinada por Elizeu Gomes, agora vocês entenderam porque aquele trecho: “O Crente que adora entra na Sala do Trono...”?

Escolhidos é a canção-título do disco que tenho certeza que já tá fazendo sucesso nos corais de jovens e adolescentes, pois é bem a cara deste público teen. É uma bela faixa pop-pentecostal baseada em Mateus 22.14 que diz: “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” E é mais uma do Anderson Freire.

Com trechos que fazem comparação com o trecho bíblico da mulher do fluxo de sangue, Então Será Curado é a próxima da lista. A canção é de Adelso Freire e tem tudo pra agradar aos fãs, pois é uma música clichê do início até o fim.

Salmos 23, que de Salmos 23 só tem o refrão, fala sobre proteção e direção divina e também sobre a unção de Deus que é aquilo que realmente faz a diferença na vida dos fiéis. Continua no ritmo pop-pentecostal das anteriores. A composição é de Moisés Cleyton.

Depois de tantas canções pop-pentecostal vem a animadinha Hoje Tem Festa, pois se a intenção era igualar o novo projeto aos seus grandes sucessos, uma canção deste tipo não poderia faltar. É muita animadinha e tem aqueles instrumentos de sopro que me lembra o jazz. Muito boa mesmo. A canção é assinada por Anderson Freire, Adelso Freire, Aretusa Cardoso e André Freire, e fala sobre o capítulo 2 do evangelho segundo João.

Uma das canções mais fortes e impactantes com certeza é O Senhor do Reino É Ele e é mais uma do Moisés Cleyton. Fala sobre não “brincarmos” com Deus, pois temos como exemplo o que aconteceu com o Rei Nabucodonosor.

A polêmica deste CD está em torno da regravação de A Demora De Deus que deixaram muitos sem compreender aquele trecho: “Se Deus agir com pressa |Só responde a oração |Mas quando Ele demora é pra fazer revelação |Se Ele age rápido apenas atende você |Mas na demora faz o que ninguém pode fazer”. Hãm? Eu entendi perfeitamente! Foi composta por Elizeu Gomes e é uma das mais pentecostal deste álbum.

Assim como nos discos anteriores da Nani, o estilo louvor e adoração não pode faltar. Então pra suprir essa necessidade vem Sacerdote Fiel que ainda tem a participação especial de sua irmã, Suellen De Jesus. O destaque fica por conta do back vocal que dá aquele estilo de black & soul. Muita boa essa canção do Elizeu Gomes.

Atos 2 é de Anderson Freire e também estava concorrendo juntamente com Escolhidos para ser o título do CD, porém Escolhidos ganhou. Imaginem um CD com o título Atos 2? A canção é pentecostal e nem preciso dizer sobre a temática dela, né?!

A preferida do público com certeza é Anonimato, já tem vários irmãos e irmãs entoando essa música pelo Brasil inteiro e ela é digna de todo esse favoritismo, pois é uma das melhores deste CD. O tom se encaixou perfeitamente, a interpretação é linda e a letra, apesar de trazer um assunto clichê, fala do momento de Deus na vida de um escolhido. Muito boa pra coral. A composição é de Anderson Freire e Dedy Coutinho.
Pra ser sincero, Parceria não me agradou muito, porque particularmente eu não gosto deste estilo mais retrô. Mas é uma boa composição, onde é abordado a amizade entre Moisés e Deus. A letra é de Ervêncio.

Quero Mergulhar vem pra diferenciar um pouco o repertório deste novo CD. Ela é um pouco mais pop e ficaria muito bom também no repertório da Diva penteca Cassiane. Poderia terminar nesta música.
Além de estar virando moda os cantores lançarem CD’s com 15 músicas, parece que está voltando a tendência de pôr no repertório uma música falando sobre a morte e a ressureição de Cristo e Ressuscitou, Ele Está Vivo é essa faixa. Na minha opinião, ela não acrescentou, nem diminuiu, é a #enchelinguça deste CD.

Escolhidos é uma bela obra de arte e marca o retorno da cantora, já que seus últimos discos não alcançou o sucesso desejado. Foram poucas coisas neste CD quenão me agradou, uma delas é a capa que não teve conexão alguma com o título e a última música do CD que não fez muita diferença. Tirando isto, o repertório está sensacional, as fotos, como sempre, estão belíssimas e as canções falando menos do homem e mais de Deus fez deste projeto um divisor de águas. Parabéns, Elaine! Você é uma das poucas cantoras que atingiu os 90º graus.













Nenhum comentário:

Postar um comentário