Páginas

terça-feira, 11 de setembro de 2012

TERMÔMETRO: FERNANDA BRUM - LIBERTA-ME


Completando 20 anos de carreira, chega às lojas o 9º CD inédito de Fernanda Brum pela MK Music: LIBERTA-ME, com uma mensagem mais ‘cristocênica’, como ela mesma definiu. A capa, como já foi explicado aqui no blog, traz várias borboletas saindo da jaqueta da Brum. A borboleta é o símbolo da liberdade que por fim é a temática deste CD. Nota 10 para a criatividade na capa, no encarte e nas fotos em geral.

O Carro-chefe do álbum é Liberta-me, título e single do CD. A escolha para o first single foi perfeita, pois ela é uma das melhores deste CD e demonstra a cantora na sua essência. Apesar de ter uma estrutura que me lembra muito Cura-me. O tema é a libertação adquirida através de Cristo Jesus e a letra é assinada por ela mesma juntamente com a também cantora Arianne.

A próxima da tracklist é uma balada profunda e fortíssima, e também uma oração por restauração. Cacos pelo Chão é perfeita pra ser second single, pois eu bem sei que vai existir um, porque a Fernanda é uma das poucas artistas que a MK privilegia desse jeito. A composição é de Emerson Pinheiro.

Tu Me Amas é uma canção interessante que a princípio fala da morte e ressureição do Messias, porém a música em si fala do momento em que Pedro é convocado pelo próprio Cristo para “pastorear” as suas ovelhas. Achei isto bem estranho. O destaque fica por conta do belíssimo piano de calda e os arranjos de cordas que fizeram dessa música uma das melhores deste CD. A letra é assinada por Claúdio Claro.

Um Santuário Cheio Da Sua Glória (título grande, né?!) é de Luis Arcanjo e é mais uma das muitas baladas deste CD. Aborda sobre o espaço que Deus encontrou no coração daquele que se dispõe a servi-lo, apesar de Ele ter o infinito e os céus como morada. Recordou-me muito algumas outras canções dos seus CD’s anteriores.

Uma Só Voz com certeza é aquela canção que não vai pro DVD Liberta-me – você duvida que terá um DVD?. Essa canção é muito DT (Diante do Trono) e é quase um resumo da vida de Cristo Jesus. É mais uma de Claudio Claro.

Deixando as baladas um pouco de lado, Fernanda manda ver nas mais animadinhas. Deus Mandou continua com a mesma mensagem evangelística e ‘cristocênica’ e é assinada novamente por Claudio Claro.

Forte e Poderoso é bem forte e poderoso mesmo, muito rock and roll. Agora é possível percebe porque ela tirou alguns fotos com o visual rockeira rebelde. Tem até rap nessa música. Muito boa mesma. Vai ser sucesso na certa! É uma canção de Rodrigo Claro e fala sobre o poder de Deus acima de tudo e de todas as coisas.

Tio e sobrinha - Emerson e Arianne - compuseram Nada Pode Me Separar que continua no mesmo agito das duas anteriores e nem preciso dizer que é baseada em Romanos 8:38. A guitarra, o back vocal e os instrumentos de sopro são o grande destaque dessa música.

Saindo Do Casulo é a grande novidade do CD, pois antes mesmo de chegar nas lojas, o público já estava curiosíssimo para conferir a canção. A curiosidade é devido ao título bem excêntrico. A canção realmente é muito boa. E sabe por quê? Porque é a canção que Fê esbanja mais agudos; a guitarra arrebenta no solo e em diversas outras partes; o piano também não fica atrás, a letra, que é de Marcelo Manhães, foi bem composta e bem estruturada.  Fala sobre romper com os limites para alcançar as promessas de Deus. Outra perfeita pra second single.

Rasgando o Coração é bem a cara da Eyshila, por isto nem preciso dizer quem a compôs. É uma das preferidas do público e muito boa pra ser trabalhada em corais. O Back ficou esplêndido nesta música. Fala sobre a troca entre as coisas carnais e pecaminosas pelas coisas espirituais e que somente Cristo tem pra nos oferecer.

Preciso de Uma Chance mostra a parte Pastora fazendo apelo aos pecadores. É uma metáfora referente ao trecho bíblico da mulher do fluxo de sangue. A canção foi composta por Kleber Lucas, Emerson Pinheiro e Fernanda Brum.

Juro que pensei que Dia Feliz era uma música romântica, mas é mais uma das composições estranhas do Claudio Claro. Acredito que a rima foi a prioridade para esta canção, porque tem muitas coisas sem noção, mas mesmo assim tentei entender o sentido da canção e o que compreendi foi que Cristo faz raiar um novo dia feliz em nossas vidas por isto devemos louvá-lo. É a #enchelinguaça do CD. Poderia ter sido uma bela bossa nova, se a letra fosse mais clara e explicita.

Tanto Assim mostra Fê arrebentando nos seus poucos agudos. A canção fala sobre a superioridade da vontade de Deus mediante a nossa e é assinada por Fernanda Brum e Emerson Pinheiro.

Seja Bem Vindo é mais uma que combina com coral. Começa bem calma e com arranjos de piano, mas depois vai ganhado corpo e termina com um final esplêndido cheio de “uóóóó”. O back continuou arrasando e a Fernanda ficou no mesmo nível que eles. Muito boa! Graças a Deus que Renato César e Geraldo Guimarães concederam essa música pra ela, porque não sei se ficaria muito boa na voz do Geraldo.

Todo-Poderoso é um belo rock sinfônico e foi composto por ela mesma em parceria com o seu marido. Traz uma mensagem apocalíptica, com um refrão repetitivo e de fácil memorização. É uma boa canção.

Tem sido uma raridade ouvirmos atualmente músicas que retomam o centro do evangelho: Jesus Cristo, pois ultimamente os cantores tem se preocupado muito mais em cantar sobre as bênçãos do que sobre o abençoador. Por isto, este CD já ganha vários pontos.

A capa está belíssima, o repertório tem uma temática interessante e os arranjos são dignos de aplausos, porém o CD ficaria um tanto melhor sem algumas das 15 canções. Por isto, ‘Liberta-me’ ficou com 90º graus.











Nenhum comentário:

Postar um comentário